sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

PREFEITURAS PODEM SE CADASTRAR PARA PARTICIPAR DO PLANO NACIONAL DE BANDA LARGA



Além de cadastrar provedores para atuar no Plano Nacional de Banda Larga, a Telebrás também está fazendo parcerias com prefeituras. A ideia é levar a internet em alta velocidade a lugares onde a web não chega hoje. Os provedores vão comprar megabits para atuar por meio das redes de fibra óptica do governo. No caso das prefeituras, a relação com a Telebrás será diferente. A intenção é compartilhar a rede, usar também a estrutura municipal, fazer convênios e assinar termos de cooperação. Para que governos dos municípios se cadastrem, basta preencher o formulário disponível no endereço eletrônico www.telebras.com.br. O Plano Nacional de Banda Larga prevê que a internet rápida e mais barata chegue a 138 mil pontos de governo até 2014. De acordo com Rogério Santanna, presidente da estatal vinculada ao Ministério das Comunicações, tudo está sendo feito para que a inclusão digital não seja apenas uma ideia.

"Nós queremos induzir a concorrência onde não há no mercado brasileiro porque hoje o mercado só tem concorrência, na prática, em menos de 200 cidades brasileiras e que isso possa atingir o usuário final do interior do Brasil principalmente, que paga preços exorbitantes por serviços de má qualidade." - Rogério Santana presidente da Telebrás.

Segundo as metas previstas no Plano Nacional de Banda Larga, a internet em alta velocidade com o suporte estatal deve chegar a 4.283 municípios nos próximos quatro anos. Isso representa uma população de 162 milhões de pessoas. As primeiras cem cidades devem começar a receber a banda larga em abril. Elas estão espalhadas por quinze estados nas regiões Nordeste e Sudeste do país.

De Brasília, Andréa Xavier
Ministério das Comunicações