Ziraldo passou atirando para todos os lados durante o 44º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro. O cartunista, que na sexta-feira (30 de setembro) apresentou para o público o filme Uma Professora Muito Maluquinha, inspirado em sua obra, ontem (1º de outubro) se reuniu com a imprensa e com convidados do evento para tratar do atual momento do cinema infantil no Brasil.
A partir daí, ocorreram uma sucessão de críticas, que foram desde a esfera política à do audiovisual. "Nós temos uma literatura infantil forte, um teatro infantil forte, mas isso não se reflete no cinema. Por que a literatura não passa essa ideia aos cineastas?", afirmou Ziraldo, incomodado com o fato das crianças não terem obras cinematográficas de qualidade direcionadas a elas.
Neste sentido, atacou duramente Renato Aragão, acusando o eterno trapalhão de fazer filmes "para imbecilizar a criança", sem tentar em momento algum passar alguma coisa para ela. Também sobraram críticas para Xuxa, por motivos parecidos com os do Didi. "Há vários anos, levei o roteiro de Uma Professora muito Maluquinha para Xuxa e ela disse: quem manda é Marlene Matos. E ela embarreirou", contou o cartunista.
Ziraldo afirmou que deve existir uma política séria para o cinema dedicado às crianças: “um bom cinema infantil brasileiro, além de fazer parte da formação cultural de nossas crianças também colabora na formação de plateia para o cinema produzido no País. Soa estranho que não tenhamos uma política específica para a produção de um cinema de qualidade destinado à criança brasileira”.
Foto: Junior Aragão/Divulgação
Fonte: Adoro Cinema - Assessoria