Alta Floresta Cultural


Alta Florestas está localizado no extremo norte do Mato Grosso, a 830km da capital Cuiabá. Com uma população de 51.414. Teve seu início baseado na agricultura em meados dos anos 70 e desde então foram surgindo várias atividades de sustento retomando-se hoje a agricultura, a pecuária e o desenvolvimento do turismo. Diante destes fatos o seguimento cultural sempre teve seu espaço dedicado como é o caso da música com o Festival da Canção de Alta Floresta que acontece anualmente há mais de 25 anos, Festival de Canção Rural, a dança, o teatro e recentemente o cinema que neste ano de 2010 acontece a sua 4ª Edição no mês de setembro. 


Alta Floresta é cultura, conheça o nosso município


Conselho Municipal de Cultura
Criado pela Lei Municipal 290/90 e modificado pelas leis 425/92 e 1.499/2006, o Conselho Municipal de Cultura de Alta Floresta tem o objetivo de ser a instância máxima de debate e proposições sobre a política cultural do município, sendo ele consultivo, opinativo, representativo e deliberativo em questões inerentes à política cultural, em articulações democráticas de caráter popular.

Administrações Públicas e Secretarias de Gestão Cultural
1983/1988 - Secretaria de Educação, Culura e Desporto, sendo que nesta mesma administração, em 1986, criou-se a Secretaria de Cultura e Esporte.
1989/1992 - Secretaria de Cultura e Esporte
1993/1996 - Secretaria de Cultura
1997/2004 - Secretaria de Cultura, Meio Ambiente e Turismo até final de 2001. No início de 2001, criou-se a Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer
2005/2008 - Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer
2009/2012 - Secretaria de Cultura e Juventude

Biblioteca Pública Dr. Rui Ramos
Implantada em 1984, a Biblioteca Pública Dr. Rui Ramos depois de funcionar por alguns anos em locais improvisados, atualmente está em prédio próprio carecendo de ampliação. O respaço físico ainda é pequeno e seu acervo bibliográfico também não é o ideal para uma população de 50.000 habitantes, mas já existe projeto de ampliação do prédio. Alguns computadores foram disponibilizados aos usuários e, paralelamente, funciona uma unidade do Sistema Nacional dos Telecentros.

Fanfarra Municipal

Essa corporação musical foi criada em 1985, contando, atualmente, com mais de sessenta jovens voluntários, a maioria estudantes. É mantida pela Prefeitura Municipal e se apresenta em vários eventos  cívicos, festivos e comemorativos tanto no município como noutras localidades.

Cursos e Oficinas de Arte
A partir de 1989 vários cursos e oficinas de arte começaram a acontecer no Município como formação de músicos, entalhe em madeira, cerâmica em argila, nas artes plásticas e, com o tempo, a Prefeitura Municipal, por reivindicação de enteidades artístico-culturais já consolidadas e do Conselho Municipal de Cultura, implantou um programa de oficinas permanentes de arte. Atualmente um grande número de crianças e adolescentes são atendidas por este programa nas áreas de teatro, dança, canto em grupo, capoeira e violão popular, divididos por ciclos de frequência. Eventualmente são trazidos oficineiros de outras localidades, mais especializados, para atender demandas específicas. Nos finais de cada ano são feitas mostras abertas ao público dos resultados das oficinas.

Encontro de Cultura

Os Encontros Municipais de Cultura, realizados anualmente, surgiram em 1989 e o público alvo são os integrantes das entidades artísticos-culturais existentes e todos os envolvidos com o fazer artístico tanto individual como coletivamente. Seu objetivo principal é avaliar as atividades do ano anterior e planejar o ano seguinte em se tratando das realizações artístico-culturais e da política cultural do Município. Deles são extraídos documentos de resoluções que se tornam importantes elementos norteadores da continuidade de todo o processo evolutivo cultural e de fazeres artísticos.

Teatro

Praticamente, desde a fundação de Alta Floresta, em 1976, aconteceram produções teatrais no Município, mas foi a partir de 1988 que deu-se início à organização na área do Teatro. O primeiro grupo a ser efetivamente criado e levado a termos finais de registro em Cartório (fundado em 09 de julho de 1988 e registrado em 07 de dezembro do mesmo ano, reconhecido como Utilidade Pública Municipal pela Lei 216/89, de 09/05/1989, reconhecido como Utilidade Pública Estadual pela Lei 6.208, de 30/04/1993 - D.O./MT de 30/04/1993), foi o Teatro Experimental de Alta Floresta, que já produziu mais de 30 espetáculos em sua trajetória de atividades ininterruptas. Para conhecê-lo melhor acesse www.teatroexperimental.com.br. Muitos outros grupos surgiram ao longo da história de Alta Floresta, chegando a provocarem a criação de ATE - Associação Alta-florestense de Teatro, porém tiveram duração limitada. Dentre eles:
Proscenium Realizações Teatrais, Origem e Máscaras Eventos Teatrais, Grupo Teatral Dito e Feito, Grupo Teatral Fazendo e Aprendendo, Grupo de Teatro Planega Magia, Grupo de Teatro Luzes da Ribalta, Grupo Teatral Expressão e Grupo Teatral Bebê de Criação.
Além de suas produções, o Teatro Experimental prioriza a pesquisa e estudos permanentes, preza pelos projetos Escola no Teatro e Teatro no Campo e trabalha intensamente pela circulação de seus espetáculos. Tem convênio pela lei municipal, já foi contemplato pelo Em Cena Brasil e pelo Prêmio Myrian Muniz e ainda escolhido pela curadoria do SESC para realizaar apresentações em estados do norte do país em 2010 e, a partir do final de 2009, transformou-se também em Ponto de Cultura do programa nacional Cultura Viva. Pode-se creditar que o TEAF está, atualmente, enganjado com a política teatral do país. Outro projeto que o TEAF está consolidando no município é o Festival de Teatro na Amazônia Mato-grossense.

Artes Plásticas e Artesanato

No primeiro Encontro de Cultura, em 1989, criou-se o Grupo de Artistas Plásticos e Artesãos que, com o decorrer do tempo, desmembrou-se e, atualmente, funciona como entidade associativa e cooperativista, a AAPA - Associação Alta Florestense dos Produtores Artesanais, que comercializa as obras de artesanato numa loja cedida pela Prefeitura Municipal, na Praça Cívica. O artesanato de Alta Floresta é considerado bastante criativo, de excelente qualidade e usa como principais matérias-primas a semente, os cipós e sobras de madeira.
Em todos os meses de maio é realizada uma mostra coletiva de artes plásticas, além de eventuais mostras individuais.

Coral de Alta Floresta

Com a vinda do regente de coral, Vilson Gavaldão de Oliveira, em setembro de 1990, quando, na época, era regente do Coral da Universidade Federal de Mato Grosso, para ministrar uma oficina de canto em grupo aberto à comunidade, despertou-se o interesse por essa arte e, a partir de então, criou-se o Coral de Alta Floresta que, atualmente, funciona como uma oficina permanente de canto em grupo no Centro Cultural e de Eventos e nalguns outros locais da cidade, oferecida gratuitamente a quem se interessar da comunidade, uma vez que está inserida no Programa de Oficinas Permanentes da Prefeitura Municipal.

Literatura em Alta Floresta

Em novembro de 1991 foi fundada a Academia Alta-florestense de Letras que não teve longevidade, mas serviu de estímulo para se criar vários programas voltados para a literatura local, mais precisamente incentivar os estudantes e pessoas da comunidade a escrever e fazerem suas publicações. Criou-se o Concurso Público de Poesias através da Lei 404/1992, que é realizado todos os anos em quatro categorias, com premiação para os primeiros e segundos colocados de cada uma delas.
É feita uma seleção de poesias e publica-se um Caderno Poético como resultado de cada concurso. Em Alta Floresta existe também uma Editora de Livros (produções independentes) que já publicou mais de 30 (trinta) títulos de autores locais e regionais de gêneros literários variados, sendo, em maior quantidade, de poesias.

FESCAF - Festival da Canção de Alta Floresta

Realizado pela primeira vez em 1981, o FESCAF - Festival da Canção de Alta Floresta, até a sua 7ª edição era regulamentado para participantes locais e, aos poucos, foi ampliada sua área de abrangência para a concorrência. A partir da criação da AACC - Associação Alta-florestense de Cantores e Compositores, em 09 de julho de 1989, sugeriu-se a formação de comissões organizadoras mistas (pessoas do poder público e da comunidade) para executarem o projeto do FESCAF e com o reforço de sua oficialização através da Lei Municipal  215/1989, o evento tomou novas dimensões e passou a ser de abrangência nacional para a concorrência. Nalguns anos, por motivos de forças maiores, o FESCAF deixou de ser realizado, ma, atualmente (2010), já se prepara para a realização de sua 26ª edição. É, portanto, o festival de música de maior durabilidade no estado de Mato Grosso e recebe participantes de várias localidades do país. Importante ressaltar que, além dos investimentos do município, parcerias e apoios locais, o FESCAF contou, nalgumas de suas edições com investimentos externos - em 1994 da Fundação Banco do Brasil e por quatro vezes do Fundo Estadual de Fomento à Cultura - governo estadual.

Seminário de Cultura

Desde o ano de 2003 o Teatro Experimental de Alta Floresta promove o Seminário de Cultura (em 2010 - 7ª edição), a cada ano focando discussões com eixos temáticos socioculturais do interesse de toda a comunidade. O evento tem sido realizado no mês de março ou próximo a ele em comemoração também ao Dia do Teatro - 27/03. Não se restringe somente ao Município, pois são convidados representantes de todas as cidades da região, uma vez que se aproveita a ocasião para a realização também de um Encontro de abrangência regional com gestores da área cultural, finalizando o seminário. Os temas são escolhidos de conformidade com o momento histórico em que a população deste território esteja vivendo e o que interessa, a cada ano, para o debate e diálogo cultural com relação ao desenvolvimento socieconômico dos municípios envolvidos.

Patrimônio Cultural - Bens Materiais e Imateriais

Em 1992, algumas pessoas mais atentas no aspecto cultural da evolução de Alta Floresta, formaram um pequeno grupo sob coordenação de Agostinho Bizinoto que iniciou as primeiras ações tendo como objetivo a preseração da memória do Município e de bens que fossem importantes para a historicidade do povo. Diversas ações foram realizadas neste sentido e, atualmente, Alta Floresta tem uma das mais avançadas leis (Lei 1537/2007) que dispõe sobre o Patrimônio Histórico-Cultural do Município. Apesar de ainda ser uma cidade bastante jovem, vários prédios, instrumentos, equipamentos e bens imateriais são objetos de estudos para processos de tombamento ou de aquisição pelo Município. Um avião construído em 1935 - Douglas DC-3 - e que participou da história da região, principalmente no tão propalado período do garimpo, foi doado ao Município pelos seus ex-proprietários "Irmãos Metralha" e tornou-se o primeiro objeto de tombamento, doação e consolidação como Patrimônio Histórico-Cultural pertencente à população alta-florestense. Restaurado, ele está, imponentemente, exposto na Praça da Cultura, ao lado do Centro Cultural e de Eventos de Alta Floresta. Foi oficialmente entrege à comunidade no dia 1º de abril de 2009. Esta conquista se deu graças à determinação do Ministério Público que articulou recursos financeiros num pacto somatório aos investimentos da Prefeitura Municipal de Cultura, por meio de uma Comissão de Acompanhamento Pró-Restauração da aeronave.

Centro Cultural e de Eventos

Um sonho difícil de ser concretizado, mas que com a persistência de pessoas abnegadas e convencidas da importância de espaços físicos para a prática de atividades artístico-culturais, está, finalmente, acontecendo em Alta Floresta. Trata-se do Centro Cultural e de Eventos, cujo prédio já foi edificado na Praça da Cultura, no centro da cidade. Esta luta vem desde o ano de 1992 e, apesar do grande esforço do prefeito da época, inclusive trazendo a Alta Floresta o engenheiro especialista em cenotecnia, Carl Von Havenchid, através da FUNARTE, e destinado uma área de 17.000 m² entre os setores A e C (ECL/AC), esta tentativa foi frustada com a entrada de novos administradores públicos. Não saiu do projeto/piloto feito por este cenoctenista e, com o tempo, a área foi cedida para outras obras. Entretanto, isso não fez com que o movimento artístico-cultural, principalmente os trabalhadores em Teatro, desistissem. Hoje, o prédio está em pé, apesar de necessitar de muitas modificações estruturais, de todo o mobiliário, equipamentos cenotécnicos e vários sub-projetos para o seu funcionamento pleno. Já é um inegável avanço. O projeto arquitetônico foi do arquiteto Edson Luiz Bueno de Almeida e a obra foi edificada por meio de emenda parlamentar federal.
Para dar sequência nas adequações do prédio, em especial na sala de espetáculos que ele possui, a atual administração trouxe, em 2009, o doutor em cenografia, José Dias, do Rio de Janeiro, para a elaboração do projeto cenotécnico do Teatro. Muito há que se fazer ainda no prédio do Centro Cultural e de Eventos e a luta continuará até quando necessário for para deixá-lo em condições de uso para apresentações cênicas e de tantos outros eventos, como também para o conforto do público. O Teatro do Centro Cultural de Alta Floresta foi projetado para 288 lugares na platéia. Nas laterais, 10 salas já estão sendo utilizadas para o funcionamento da Secretaria de Cultura e Juventude, alguns outros setores da administração pública, oficinas de arte e atividades artístico-culturais de várias modalidades.

Secretaria Municipal de Cultura e Juventude

Criada em janeiro de 2009, a Secretaria de Cultura e Juventude funciona com duas coordenadorias - a de Cultura e de Juventude -, gerências das oficinas de arte e de projetos, é responsável pela Biblioteca Pública Municipal e funcionamento do Telecentro e gestora do Centro Cultural e de Eventos de Alta Floresta.

Centro Cultural Arte Ágape

Surgido de um grupo de teatro e dança, o Centro Cultural Arte Ágape oferece cursos e oficinas de arte em várias modalidades e funciona como uma empresa particular com sede, atualmente, à rua D2, 208 - Setor D. Outras instituições privadas que muito constribuem para a arte e a cultura da comunidade são o Conservatório de Música Alta Floresta que forma músicos em instrumentos de teclado - piano e órgão - e uma escola de Dança.

Calendário de Realizações Culturais

Os projetos e eventos tradicionalmente consolidades compõem o calendário artístico-cultural do Município, tanto os realizadores pela Secretaria de Cultura e Juventude como das entiddes e produtores culturais. Alem deles, as realizações advindas de projetos aprovados pelo estado ou por instituições nacionais, ou ainda através de parcerias, geram uma inensa movimentação artístico-cultural no decorrer de todo o ano. Esta agenda de eventos e realizações faz parte também do calendário geral de eventos elaborado pela secretaria responsável pela política pública de turismo (Sec. de Ind., Com. e Turismo).

Festival Rural de Música

Em meados da década de 1990 foi implantado o Festival Rural de Música e, desde então, é realizado todos os anos em núcleos rurais com cantores e compositores que residem no meio rural. Geralmente acontece em quatro fases classificatórias e a final. Este festival promove uma cativante e produtiva fefsta da música nas comunidades rurais e reúne uma grande quantidade de pessoas como concorrentes e como público. Deste festival saíram cantores que já fazem carreira como duplas sertanejas e até mesmo como instrumentistas de boa qualidade, que tocam, atualmente, em bandas de música. Outras atividades estão sendo planejadas para serem agregadas ao evento como oficinas de música e a Feira Solidária com produtos rurais.

Convenção do Rock

Este evento surgiu em 2007 e já nasceu com cara de sucesso na comunidade, mesmo porque atualmente são cerca de 08 bandas de rock formadas por jovens em Alta Floresta. Para abrilhantar mais o evento, a organização tem convidado bandas da região para participarem da Convenção do Rock como também bandas da capital (Cuiabá). É um evento de muita vibração e a juventude se apresenta com vigor e entusiasmo contagiantes. A cada ano, a Convenção do Rock tem dado sinais que se tornará um dos maiores eventos musicais deste gênero do estado, com perspectivas de não tardar a ter projeção nacional em se continuando os propósitos de seus idealizadores.


Carnaval Alta-florestense
As manifestações carnavalescas mais consistentes em Alta Floresta surgiram em 1987, quando um grupo de pessoas se concentrou numa das avenidas centrais da cidade para se divertir ao som de músicas de carnaval. Em 1988, alguns blocos se organizaram e, na época, a então Secretaria de Cultura e Esporte montou uma estrutura na avenida Ariosto da Riva, entre as cuas C e A, estabelecendo um percurso para o desfile dos blocos, os quais foram julgados, classificados e premiados. Começou assim o Carnaval de Rua de Alta Floresta, na modalidade de Desfile de Carnaval. No ano seguinte, duas agremiações carnavalescas compareceream na avenida para disputa de título como escola (campeã e vice-campeã do ano): Grêmio Recreativo Escola de Samba Unidos da Floresta e Grêmio Recreativo Escola de Samba Unido da Rua, que mostraram um belo espetáculo na avenida. Foram fundadas também, para carnavais dos anos seguintes mais duas escolas de samba: Grêmio Recreativo Escola de Samba Unidos do Centrão e Grêmio Recreativo Escola de Samba Tropicália, esta última não chegou a participar de desfiles. Como blocos, continuaram fazendo aberturas dos desfiles o Bloco do Teatro Experimental de Alta Floresta, que se transformou em Bloco dos Artistas, e o bloco do Grupo de Teatro Luzes da Ribalta.
Meses ou dias que antecediam o Desfile de Rua, realizava-se o evento de escolha do Rei Momo e Rainha do Carnaval, seguindo tradições brasileiras neste sentido. O desfile das Escolas e de Blocos durou até 1996. A partir de 1997, o Carnaval de Alta Floresta seguiu outros rumos, ou seja, as escolas se extinguiram e começou a ser realizado o Carnaval Popular em logradouros públicos (praças) aberto a toda população, nos moldes do que acontece nalgumas regiões brasileiras. Blocos continuam sendo formados todos os anos, participam de competições, passam por avaliações e recebem premiação. Ressalte-se que tanto o Carnaval de Rua (desfile de agremiações carnavalescas na década de 1990) como o Carnaval Popular (atualmente), sempre contou com o apoio da Administração Pública. Em 2010, os blocos que participaram da concorrência foram: Ekitravados, Azaração e Rasgação, dentre outros que movimentaram o Carnaval Popular na Praça Cívica e no CTG Alta Floresta Clube.

Lei de Apoio e Incentivo à Cultura

A Lei Municipal 287/90, regulamentada pelo Decreto 106/91, instituiu o Programa de Apoio e Fomento Cultural como um dos meios de acesso deartistas, produtores e entidades artístico-culturais a investimentos públicos municipais para produções artísticas ou eventos de pequeno porte ou suporte para manutenção administrativa através de convênios entre proponetes e projetos, Prefeitura Municipal e empresas privadas, incindindo em impostos municipais, bem como para cumprir o disposto na seção 'Da Cultura' da Lei Orgânica do Município e na legislação que dispõe sobre a Organização Aministrativa do Poder Executivo. Pode auxiliar também em projetos maiores e mais arrojados com recursos financeiros públicos ou privados administrativos advindos de outras fontes em níveis estadual e federal.

Produção de Filmes em Alta Floresta

Como consequência de várias oficinas de Cinema já realizadas em Alta Floresta, especialmente as que aconteceram no decorrer dos festivais de Cinema, além de vários filmes e vídeos produzidos como resultados dessas oficinas, Alta Floresta produziu o seu primeiro filme, profissionalmente, "Vestígios do Tempo", um curtametragem do alta-florestense Ronaldo Adriano.

Fonte: Do catálogo "Alta Floresta Cultural" cedido gentilmente pela Editora EGM

Para mais informações:

Conselho Municipal de Cultura - fone: (66) 3521-1760
Secretaria Municipal de Cultura e Juventude - fone (66) 3903-1027

www.altafloresta.mt.gov.br
www.cmaltafloresta.com.br