quinta-feira, 3 de março de 2011

O PAPEL DA COMUNIDADE NA DIFUSÃO DAS MANIFESTAÇÕES CULTURAIS FRENTE À DIVERSIDADE CULTURAL



 Fonte: MARTA PORTO
       Coleção Cultura é o que
       Cultura e desenvolvimento em um quadro de desigualdades
       Capítulo V. Partindo da noção de cidadania participativa, 35.


Assim como no overmundo, (virtualmente) nos coletivos culturais “presenciais”, são as pessoas que fazem a cultura, re criam, inventam, articulam e “se viram” para manter a rotina, o registro e a divulgação das suas ações culturais, de forma muitas vezes improvisada, porém extremamente criativa e colaborativa.

As Comunidades tradicionais e coletivos culturais, historicamente se organizam na tentativa de preservar e promover seu patrimônio artístico, histórico, ambiental e cultural. Atualmente esse “olhar” da comunidade busca também incluir os meios de garantir à sustentabilidade da economia criativa local e dos grupos artísticos tradicionais, usando a criatividade aliada às tecnologias da informação e da comunicação, as tecnologias sociais e a colaboração solidária. Porém, esses grupos possuem muitas dificuldades em divulgar suas ações fora da comunidade local.

São necessários alguns requisitos para uma real participação desses grupos na elaboração e implementação de políticas públicas de cultura, como capacitação e formação na ampla e transversal área cultural. Mas, Cabe ao cidadão/dã acompanhar as políticas públicas e os Projetos, desde a elaboração até a avaliação, assim como acompanhar as atividades desenvolvidas por suas manifestações culturais. A responsabilidade não é só do Estado, todos nós somos responsáveis pelo nosso patrimônio cultural.

Atualmente tem se falado muito em Diversidade Cultural, mas essa “diversidade” não dialogava com a cultura/MinC, até o Governo Lula e o ministro Gilberto Gil, que juntos “desesconderam” o Brasil Plural que os Br@sileir@s não conheciam. O Programa Cultura Viva é uma política pública nacional de Governo, inovadora e libertária, no sentido de re conhecer os saberes e fazeres tradicionais do Povo Brasileiro, seus mestres, suas tradições, suas crenças, seus costumes. E, por trabalhar junto ao tradicional a educação e a cidadania.  É um exemplo de política pública de sucesso, que precisa avançar nos seus marcos legais e políticos e se consolidar como política pública de Estado. É o primeiro Programa cultural deste país a contemplar o protagonismo da sociedade civil e tem como meta o “empoderamento” destes junto ao Estado, garantindo o direito a diversidade.
  
A política pública participativa junto à de Editais, levada a efeito por dois mandatos e,
espera-se continue com o governo eleito, de "Continuação", elevou o nível do discurso da sociedade brasileira na última década, conectou em rede grupos que não se conheciam e tem mobilizado a sociedade para a discussão dos temas culturais pela primeira vez em nível nacional. Representações legítimas de Comunidades tradicionais, Mestres de saberes e fazeres, de todas as raças e crenças, tem se mobilizado, mobilizado suas Comunidades e estão "encorpando" o Movimento Cultural Popular. Pois, reconhecem na sua cultura, tanto seu modo de viver como sua forma de se sustentar e se sentem ameaçados na sua essência e nos seus direitos.

A Comunidade contemporânea tem desempenhado um importante papel na difusão das
expressões culturais, assim como, tem ampliado seu conceito acerca de cultura, acerca de diversidade, de cidadania e de políticas públicas. Ao mesmo tempo, participado do controle social na execução de projetos públicos, ocupando espaços de direito e de decisão.


       "1. A promoção da diversidade cultural como elemento
          promotor de uma ética de convivência e de respeito 
          à dignidade humana. (...)”