O 5º Festival de Cinema na Floresta premiou no sábado (10), os vencedores da 5ª edição do Festival de Cinema na Floresta. Os filmes foram escolhidos através de votação popular, exceto os de gênero documentário.
Os filmes escolhidos pelo público foram:
‘Si Mi Re Lá’ de Olindo Estevam de São Paulo, conquistou o Troféu Capivara na categoria videoclipe;
‘Rái Sossaith’ de Thomas Larson também de São Paulo/SP levou o prêmio na categoria Curtametragem Animação;
Como melhor Curtametragem Ficção o filme ‘Lápis de Cor’ de Alice Gomes do Rio de Janeiro/RJ foi o vencedor.
No gênero documentário, o júri oficial composto por Jesus da Silva Paixão, Eliete Franchini Fouto e Cleves Pinto de Almeida, escolheu o filme ‘Aperreio’, de Doty Luz e Humberto Campucci de São Paulo/SP.
O Festival de Cinema na Floresta outorgou ainda o prêmio especial ao filme ‘Bem-vindo ao no life’ de Davi Ribeiro de Brasília/DF.
O 5º Festival de Cinema na Floresta que é uma realização do Cineclube Floresta e que teve como patrocinadores o Del Moro Supermercados e o Ministério da Cultura, levou um público superior a quatro mil pessoas durante os seis dias do festival. As sessões aconteceram no Centro Cultural e de Eventos de Alta Floresta, no avião Douglas DC-3 e numa estrutura itinerante que percorreu as comunidades rurais Mundo Novo, Ouro Verde e ainda o bairro Vila Nova.
Outra atividade que integrou a programação do evento foi a realização de duas oficinas na área do audiovisual. A primeira delas ‘Argumento e Roteiro’ com Vanúsia de Oliveira e a segunda ‘Filmagens e edição’ com Marcelo Bazílio foram realizadas na escola municipal Nilo Procópio Peçanha. A oficina resultou na produção de dois vídeos: o documentário ‘História da Escola Nilo Procópio Peçanha’ e o curta ficção ‘Irmãos para Sempre’. Ambos foram exibidos durante a última sessão do festival.
Agostinho Bizinoto, produtor executivo do festival, avalia positivamente a realização de mais uma edição. ‘Enfrentamos a limitação financeira que tivemos para esta edição e conseguimos realizar um festival à altura que Alta Floresta merece. Tivemos bons filmes, oficinas e outras atividades paralelas que, com certeza, agradou o público. Agora nossas energias já se convergem para a realização da sexta edição do festival em 2012’.
O 5º Festival de Cinema na Floresta contou, além do patrocínio do Del Moro Supermercados e Ministério da Cultura, com o apoio da Prefeitura Municipal de Alta Floresta através da Secretaria Municipal de Cultura e Juventude e Secretaria Municipal de Educação, DK Escala Organização Contábil e Editora EGM. Tem como parceiros o Conselho Nacional de Cineclubes, Associação Brasileira de Documentaristas e Curta-metragistas – ABD, Kinoforum, Programadora Brasil, Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis, Teatro Experimental de Alta Floresta e Fórum dos Festivais.
Assessoria do Festival