Já é praxe no Festival de Cinema na Floresta a realização de oficinas de cinema. Este ano esta programação está ainda mais intensa, proporcionando a participação de um número ainda maior de pessoas. Ao todo serão ofertadas à população de Alta Floresta de forma gratuita três oficinas na área cinematográfica com profissionais renomados do setor.
A primeira delas, ‘MVMob – Produção de Vídeos’ com Wagner Merije e Ignácio Alvarez, ambos de Belo Horizonte/MG, integra a produção de vídeo, fotografia, áudio e produção de notícias com o uso do celular. A oficina parte de vivências práticas, com exercícios de captação, gravação, edição e transmissão de fotos, vídeos e áudio, a partir de embasamento teórico. Esta oficina que terá duração de quatro horas será realizada na Escola Estadual Ludovico da Riva Neto no dia 02/09 com início às 13h e no dia 03/09 na Escola Estadual Vitória Furlani da Riva às 7h da manhã. Estudantes e educadores trabalham juntos na elaboração e finalização de trabalhos com o celular. No final, ocorre apresentação multimídia dos trabalhos elaborados durante o processo.
A oficina “Desenvolva o seu olhar e seja um crítico de Cinema” com Celso Sabadin, será realizada nos dias 4 e 5 de setembro no Floresta Amazônica Hotel. Sabadin é jornalista e publicitário iniciando sua carreira como crítico cinematográfico em 1979. Atuou em vários veículos de comunicação e realizou a cobertura jornalística de mais de 50 festivais de cinema nacionais e internacionais. Atualmente é o curador do BRAFFTv - Brazilian Film Festival of Toronto e crítico de cinema da Rádio Bandeirantes, dos sites Cineclick, 100% Vídeo e Planeta Tela, e da Revista de Cinema. A oficina visa estimular e ampliar a percepção das pessoas sobre as produções cinematográficas que elas assistem, mesmo àquelas que não são aspirantes a serem críticas de cinema. O objetivo principal é compreender as mais diversas e variadas etapas da produção de um filme, seja em curta ou longa-metragem.
Já a oficina “Direção de Fotografia” com Cleumo Segond trabalhará os elementos primordiais de um diretor de fotografia com a formação no que é mais importante, o ensino do olhar! A oficina devolve para o estudante o universo secular do cinema. Elementos fundamentais da cinematografia, como noções de enquadramento, luz, arte, cores, ótica, etc., são resgatados e empregados juntamente com os novos conhecimentos de tecnologia. A intenção é tornar o elemento humano novamente o principal responsável pelo grande trabalho, que é a Direção de Fotografia. Esta oficina terá uma carga horária de 16 horas e também será realizada nas dependências do Floresta Amazônica Hotel nos dias 6 e 7 de setembro.
Vale ser lembrado que as oficinas têm vagas limitadas e que ao final, os participantes receberão a certificação de participação. Inscrições e mais informações podem ser obtidas pelo email – contato@cinemanafloresta.com.br ou pelo telefone (66) 3521 1760. Visite também o site do festival – www.cinemanafloresa.com.br para ver a programação geral do evento.
O 4° Festival de Cinema na Floresta conta com o patrocínio da Petrobras, Del Moro Supermercados, Governo Federal, Governo do Estado de Mato Grosso. Conta ainda com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura e Juventude, Prefeitura Municipal de Alta Floresta, Teatro Experimental de Alta Floresta, Sincrônica Trilhas e Cineclube Mastodonte, além da parceria com o Conselho Nacional de Cineclubes, Fórum dos Festivais de Cinema, ABD Nacional e Kinoforum.
Fonte: Assessoria do Festival